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O Que é Programação Orientada a Objetos? Entenda Aqui!

Este artigo foi publicado pelo autor Stéfano Barcellos em 05/10/2024 e atualizado em 05/10/2024. Encontra-se na categoria Artigos.

A Programação Orientada a Objetos (POO) é um paradigma de programação que revolucionou o desenvolvimento de software, possibilitando uma maneira mais intuitiva e eficiente de estruturar e organizar código. Este modelo é extremamente popular entre programadores e é utilizado em diversas linguagens, como Java, C++, Python e Ruby. Neste artigo, vamos explorar os conceitos fundamentais da POO, suas vantagens, desvantagens e ainda responder a perguntas frequentes sobre o assunto.

Introdução à Programação Orientada a Objetos

A POO surgiu como uma resposta às limitações da programação procedural, onde o foco estava mais em funções e procedimentos do que em dados. Com a evolução da tecnologia e a crescente complexidade dos sistemas, tornou-se essencial criar estruturas que fossem mais robustas e manuteníveis. A programação orientada a objetos introduz a ideia de "objetos", que representam entidades do mundo real e encapsulam tanto os dados quanto as funcionalidades que operam nesses dados.

Os princípios fundamentais da POO são:

Vamos detalhar cada um desses conceitos a seguir.

Encapsulamento

O encapsulamento é a prática de restringir o acesso a certos componentes de um objeto, permitindo que apenas métodos específicos possam interagir com aqueles dados. Isso ajuda a proteger a integridade do estado interno do objeto, garantindo que apenas operações válidas possam ser realizadas sobre os dados. Por exemplo, em uma classe ContaBancaria, os métodos para depositar ou sacar são abstraídos, enquanto os dados do saldo permanecem protegidos de acessos diretos.

Exemplo de Encapsulamento

java public class ContaBancaria { private double saldo;

public void depositar(double valor) {

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