O Que é Programação Orientada a Objetos? Entenda Aqui!
Este artigo foi publicado pelo autor Stéfano Barcellos em 05/10/2024 e atualizado em 05/10/2024. Encontra-se na categoria Artigos.
A Programação Orientada a Objetos (POO) é um paradigma de programação que revolucionou o desenvolvimento de software, possibilitando uma maneira mais intuitiva e eficiente de estruturar e organizar código. Este modelo é extremamente popular entre programadores e é utilizado em diversas linguagens, como Java, C++, Python e Ruby. Neste artigo, vamos explorar os conceitos fundamentais da POO, suas vantagens, desvantagens e ainda responder a perguntas frequentes sobre o assunto.
Introdução à Programação Orientada a Objetos
A POO surgiu como uma resposta às limitações da programação procedural, onde o foco estava mais em funções e procedimentos do que em dados. Com a evolução da tecnologia e a crescente complexidade dos sistemas, tornou-se essencial criar estruturas que fossem mais robustas e manuteníveis. A programação orientada a objetos introduz a ideia de "objetos", que representam entidades do mundo real e encapsulam tanto os dados quanto as funcionalidades que operam nesses dados.
Os princípios fundamentais da POO são:
- Encapsulamento
- Herança
- Polimorfismo
- Abstração
Vamos detalhar cada um desses conceitos a seguir.
Encapsulamento
O encapsulamento é a prática de restringir o acesso a certos componentes de um objeto, permitindo que apenas métodos específicos possam interagir com aqueles dados. Isso ajuda a proteger a integridade do estado interno do objeto, garantindo que apenas operações válidas possam ser realizadas sobre os dados. Por exemplo, em uma classe ContaBancaria
, os métodos para depositar ou sacar são abstraídos, enquanto os dados do saldo permanecem protegidos de acessos diretos.
Exemplo de Encapsulamento
java public class ContaBancaria { private double saldo;
public void depositar(double valor) {
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